Código: | MPE10020 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EIDP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
Português
Equacionar a educação como um problema social em permanente reconfiguração.
Compreender a diversidade sociocultural que caracteriza as sociedades contemporâneas, bem como as suas causas e implicações na educação.
Conhecer diferentes abordagens educacionais, sociais e políticas à diversidade cultural.
Conhecer condições necessárias para estabelecer um projeto educativo intercultural.
Identificar estratégias que permitem reduzir o preconceito e a discriminação.
Analisar materiais pedagógicos numa perspetiva multicultural, nomeadamente programas e manuais escolares.
Conhecer diferentes tipos de diferenciação pedagógica.
Saber construir dispositivos de diferenciação pedagógica encontrando as respostas mais adequadas à promoção da integração e sucesso de todos/as os/as alunos/as.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
As conceções da diferença e a organização do trabalho pedagógico.
Princípios de diferenciação pedagógica.
Tipos de diferenciação pedagógica: conteúdos, processos e produtos.
Diferenciação pedagógica: uma nova organização de espaços e tempos.
Os fundamentos da Educação Intercultural.
Teorias e práticas da Educação Intercultural.
Perspetivas sobre a escola, a ação do docente e do aluno:
- diferentes heterogeneidades na sala de aula;
- programas e manuais: análise crítica numa dimensão intercultural;
- da perspetiva monocultural a um projeto intercultural.
A investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
A articulação pressupõe que objetivos e conteúdos possibilitem aos/às estudantes o conhecimento e o estímulo para a análise, a reflexão e o debate no âmbito da Educação Intercultural e da Diferenciação Pedagógica, bem como lhes propicie o desenvolvimento de competências que os/as preparem, enquanto futuros/as profissionais, para uma intervenção adequada a contextos educativos heterogéneos. Tal prática pressupõe competências para que, em contexto, se abordem pedagogicamente as diferenças de uma forma inclusiva.
As diferentes temáticas serão abordadas privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos/as estudantes, serão realizadas atividades de:
- análise de orientações curriculares, programas, manuais e diferentes materiais pedagógicos;
- apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos/as estudantes;
- análise e discussão de textos de modo a desenvolver nos/as estudantes a capacidade crítica de análise e autoformação.
O objetivo central da unidade curricular é o de preparar os/as estudantes, a agir em escolas, turmas e comunidades heterogéneas, a metodologia teórico-prática, e de seminário, parece particularmente adequada quer para fornecer aos/às estudantes os conhecimentos essenciais à participação informada nas discussões a desenvolver em aula, quer para possibilitar o aprofundamento de temáticas que considerem particularmente importantes no contexto do seu percurso formativo.
Considera-se, que a análise e debate de textos, a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados, a problematização de situações concretas e/ou conhecidas, a análise de materiais (orientações curriculares, programas, manuais e outros materiais didáticos), a análise de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares de grande diversidade a vários níveis, são indicadores da articulação das metodologias e dos objetivos de aprendizagem que se pretende que os/as estudantes evidenciem. Também se considera que é demonstrativo dessa coerência a construção de materiais de modo a incluir todos/as os/as alunos/as.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.
De modo a obter a aprovação nesta UC, os/as estudantes poderão escolher entre a modalidade de avaliação contínua ou de exame final. Os/ as estudantes trabalhadores/as até ao final da segunda semana de aulas, deverão contactar a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final poderão, tal como os/as restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma Moodle.
A avaliação contínua incidirá sobre: (a) a participação e discussão nas temáticas abordadas em aula, bem como de elaboração de tarefas propostas pela docente (25%); (b) a realização de um trabalho individual: ficha de leitura (25%) e (c) a elaboração de um trabalho em grupo – elaboração de uma proposta de trabalho tendo em conta a diversidade de todos/as os/as alunos/as, com conceção de materiais. (50%).
Presencial. Os estudantes trabalhadores devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
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